Planejar, monitorar e comunicar

Há muito se diz que não importa o tamanho da jornada, o que conta é o primeiro passo. E o primeiro passo de qualquer grande empreendimento ou projeto é justamente o Planejamento, na direção de uma ação planejada eficaz, eficiente e efetiva.

Planejar na dimensão proposta significa identificar aonde se quer chegar e eleger caminhos. Significa integrar e articular diferentes meios e instrumentos capazes de assegurar a governabilidade necessária ao êxito de uma jornada. Significa garantir eficácia e eficiência ao processo, monitorar, controlar e avaliar permanentemente cada passo.

Para cada situação que se impõe um conjunto de fatores e variáveis devem ser percebidas no curso de um projeto. A correta leitura desses dados, através de diferentes técnicas de pesquisas é o que confere precisão e clareza para a mensagem que se pretende transmitir, para o resultado que se almeja alcançar.

A comunicação deve ser a expressão dessa sinergia entre planejamento e análise de cenários. Dessa forma, a propaganda política deve buscar necessariamente precisão e profissionalismo, contrapondo-se à adivinhação do futuro, ao voluntarismo e ao determinismo.

Anúncios